O que saber antes de comprar um apartamento na planta?

Comprar um imóvel na planta tem sido uma ótima opção para quem está em busca de realizar o sonho da casa própria. Neste texto vamos explicar o que saber antes de comprar um apartamento na planta.

As vantagens desse tipo de imóvel vão desde preços mais atrativos a até condições de financiamento facilitadas, além do potencial de valorização após a entrega das chaves, que chega a até 40% do valor inicial.

O que é um apartamento na planta?

Um apartamento na planta é um imóvel que ainda vai ser construído ou está em processo construção.

Ou seja, você vai começar a pagar por um imóvel que demora em média de dois a três anos para ficar pronto.

Neste tipo de negociação, o comprador está comprando uma “promessa”. Para compensar esses riscos, as construtoras costumam cobrar um valor inferior ao que a unidade teria se estivesse pronta.

Como funciona a compra de um apartamento na planta?

A compra de um imóvel na planta é feita a partir de um financiamento imobiliário. No financiamento, o comprador precisa dar uma entrada e depois fica pagando as parcelas.

Quanto maior for a entrada, menor é o tempo do financiamento e as taxas de juros cobradas. Sabendo disso, vale a pena economizar por um tempo antes de dar entrada na compra e consegui fazer um negócio mais vantajoso.

O que você precisa saber antes de comprar um apartamento na planta

Por você está comprando um imóvel que ainda vai ser construído, é preciso ter bastante cuidado na hora de fechar uma negociação.
A seguir, confira o que saber antes de comprar um apartamento na planta:

1.Faça uma pesquisa sobre a construtora

Pesquisar a reputação da construtora responsável pelo imóvel é o primeiro passo para fazer a compra de um imóvel na planta bem sucedida.

Pesquise se a construtora possui em seu histórico atrasos, problemas nas obras, processos de compradores e outros contratempos.

Se possível, converse também com proprietários de imóveis da mesma construtora antes de tomar sua decisão.

2.Analise documentação do imóvel

Todas as características do apartamento que vai ser construído estão no Memorial Descritivo e Registro de Imóvel.

Neste documento constam informações importantes, como os tipos de materiais usados na construção e as liberações necessárias para a obra.

3. Não subestime a maquete

A maquete do imóvel não é somente para a decoração, pois a partir dela é possível visualizar com mais clareza a estrutura da construção.

Ao verificar a rosa dos ventos, por exemplo, é possível ter a previsão de onde o sol vai bater em seu apartamento durante o dia.

Analise a maquete com precaução e, em caso de dúvidas, peça explicação do encarregado pelas vendas.

4. Atente às condições de pagamento

As construtoras costumam dar facilidades de pagamento para quem opta pela compra de um imóvel na planta.

A entrada pedida costuma ser de 30% do valor do imóvel e as chaves são entregues enquanto o financiamento ainda está sendo pago à instituição financeira escolhida.

Contudo, é preciso ficar atento às taxas de juros e possíveis alterações do contrato ao longo dos anos.

5. Resista ao impulso de comprar o primeiro imóvel que encontrar

É comum que as pessoas, por acharem que estão fazendo um ótimo negócio, acabem tendo o impulso de comprar o primeiro imóvel que visitam.

Mas, lembre-se que os vendedores são treinados para convencer os clientes das vantagens do imóvel. Assim, é essencial manter a calma e além de pesquisar por outros apartamentos, consultar um advogado do ramo imobiliário para fazer a análise do contrato antes de tomar a decisão.

6. Planeje seu orçamento e evite problemas com dívidas

A vontade de ter um imóvel próprio pode ser grande, mas é de extrema importância que o valor das parcelas do financiamento não ultrapasse 30% do orçamento.

Fazer esse planejamento é uma forma de não se complicar com o pagamento e acumular dívidas que possam acarretar no risco da perda do imóvel.

Assim, antes de fechar o financiamento recomenda-se fazer simulações de financiamento em instituições financeiras que indiquem o valor médio das parcelas.

Recomenda-se também ter uma reserva financeira no caso de ocorrer algum imprevisto financeiro o pagamento do financiamento não seja comprometido.

7. Trace seu perfil de comprador

Ao buscar um imóvel na planta para compra, você certamente vai se deparar com muitas ofertas.

Algumas delas podem parecer bastante atrativas, mas não se adequam ao seu perfil de comprador ou necessidades da sua família, seja pelo tamanho ou valor que está acima de seu orçamento.

Por isso, antes de iniciar as buscar por um apartamento na planta é importante fazer uma lista de coisas que você prioriza em um imóvel e buscar empreendimentos que sigam esse critério.

8. Evite condicionar um acontecimento importante à entrega do imóvel

É comum que as pessoas condicionem eventos importantes para a entrega de um apartamento na planta, como casamento, aumento da família e etc.

Mas, atrasos na obra podem ocorrer e o imóvel não ser entregue na data planejada.

Assim, esse imprevisto pode ser motivo de grandes decepções e aborrecimentos ao comprador.

As vantagens de comprar um apartamento na planta

Entre as vantagens de comprar um imóvel na planta destacamos:

  • Melhores condições de pagamento e financiamento;
  • Preços mais atrativos;
  • Entrega de construção nova e mais moderna;
  • Potencial de valorização de 20% a 40% após o imóvel pronto, sendo também um ótimo investimento imobiliário;
  • Se o proprietário quiser fazer alguma mudança na estrutura é mais fácil no período de construção;
  • Possibilidade de acompanhar o andamento da obra;
  • Maior tempo de planejamento para a mudança.

As desvantagens de comprar um apartamento na planta

Por ser algo que ainda vai ser construído, a desvantagem da compra de um imóvel na planta é a possibilidade de atrasos na obra, que aumenta o tempo de espera para a entrega das chaves.

Para as pessoas que estão em busca de uma solução imediata de moradia ou até mesmo se livrar do aluguel, a compra de um apartamento na planta também não é uma vantagem.

Agora que você já tem em mente O que saber antes de comprar um apartamento na planta, certamente a compra de seu imóvel vai ser mais segura e bem sucedida.