Como organizar cozinha pequena

Para quem mora em casa ou apartamento que tenha dimensões reduzidas, é um grande desafio arrumar o espaço para que fique ao mesmo tempo funciona e prático. Neste texto, você vai aprender como organizar cozinha pequena.

A cozinha é um dos locais mais importantes da casa, onde é preciso fazer o armazenamento e organização de muitos utensílios, de forma que se tenha praticidade na hora de cozinhar guardar muitos utensílios e eletrodomésticos.

Melhores dicas para organizar uma cozinha pequena
Organize sua cozinha pequena

Desse modo, pode ser bastante difícil além de guardar tudo e deixar o ambiente organizado, funcional e agradável aos olhos.

A seguir, confira 12 dicas de como organizar uma cozinha pequena:

 

Pendure aquilo que mais usa

Coloque ganchos para pendurar coisas que você mais usa como luva, avental, pano de prato, abridor de garrafa, saca rolha e entre outros utensílios.

Esta é uma forma de organizar cozinha pequena e ter esses itens em um lugar sempre à mão.

 

Organize os utensílios de acordo com a frequência do uso

O ideal é deixar as louças, copos, pratos e panelas que são mais usadas em locais mais acessíveis, ou seja, na frente e em prateleiras mais baixas.

Já aquilo que você usa com menos frequência, deve ir para parte de trás e prateleiras mais altas dos armários.

Colocar uma bandeja com copos ou até mesmo um porta-copos em cima da bancada, balcão ou na área externa de um armário próximo à geladeira, além de ser funcional economiza espaço na parte interna dos armários.

 

Coloque prateleiras

Usar os espaços verticais da cozinha faz com que você aproveite muito mais o espaço.

Assim, além dos armários nas paredes, as prateleiras são ótimas para organizar potes de alimentos, temperos e coisas que você usa com frequência, como livros de receita, por exemplo.

Para otimizar o espaço, você pode ainda usar as duas superfícies. Basta parafusar tampas metálicas na parte de baixo da prateleira e enroscas frascos com temperos e especiarias.

 

Separe as coisas de acordo com o uso

Para que não seja preciso tirar e guardar toda hora produtos que são sempre usados nas refeições. Separe em pequenas bandejas ou cestinhas de plástico ou vime os produtos que usa mais em cada refeição.

Por exemplo, para o café da manhã e lanche, separe em uma recipiente o açúcar, mel, geleia, manteiga e etc. Para o almoço e jantar o azeite, vinagre, sal, shoyo e o que mais você usa com mais frequência.

 

Aposte na cozinha americana

As construções de apartamentos mais modernos frequentemente já vêm com a proposta de cozinha no estilo americano em que a cozinha é ligada com a sala de jantar,

Balcão, gabinetes e prateleiras suspensas além de otimizar o espaço facilitam a integração entre a cozinha e a sala de estar.

 

Planeje a despensa

A despensa é um ótimo local para guardar os mantimentos e, consequentemente, deixar a cozinha mais organizada. Assim, é ideal manter esse espaço sempre arrumado.

Se sua despensa for pequena, o ideal é não fazer compras grandes para não encher o espaço e ficar sem local para guardar os alimentos.

Sempre se lembre de colocar os alimentos com a validade mais próxima na frente para que sejam consumidos primeiros.

 

Organize as gavetas

As gavetas são excelentes para ganhar espaço e organizar sua cozinha pequena. O ideal é separar em gavetas os utensílios de mesma categoria, o que facilita na hora em que você quiser usá-los.

Em casa com crianças, os objetos pontudos devem ficar em uma gaveta mais alta ou fechada com trava especial.

 

Atente para o formato dos objetos

Se você tem pouco espaço em seus armários, dê preferência para comprar recipientes práticos de forma quadrada ou retangular.

Isso porque, nesse formato é mais fácil armazenar, manter organizado e empilhar os potes.

 

Deixe os eletrodomésticos pequenos juntos

Eletrodomésticos pequenos como batedeira, sanduicheira, liquidificador e espremedor de fruta devem ficar juntos na cozinha.

O ideal é reservar uma parte do armário para guardá-los ou você também pode deixa-los em cima do balcão.

 

Organização da pia

Em cozinhas pequenas, até mesmo o espaço da pia precisa ser otimizado.

Muitas vezes, o local em que a pia fica também é pequeno, sendo preciso usar de criatividade, como colocar suporte suspensos para colocar esponja, escova, rodo e o detergente.

Outra opção é colocar prateleiras com cestos acima da torneira para colocar os produtos de limpeza.

Um escorredor de louça pequeno e com bastante divisórias é o ideal para deixar na bancada da pia para colocar a louça depois de lavada.

 

Barras imantadas para facas

Usar uma barra imantada na parede substitui o faqueiro e ainda deixa sua cozinha com a aparência mais moderna. Além disso, ter as facas sempre à mão facilita na hora de cozinhar.

Usar barra magnética para organizar cozinha pequena.
Barra magnética para faca /Imagem – Amazon

 

Instale corrimões nas paredes

Colocar corrimões nas paredes ajuda na organização. Neles, você pode colocar rolos de papel toalha, alumínio e papel filme, além de ganhos para pendurar escorredores, tábuas, canecas e utensílios.

Esses corrimões também podem ser colocados nas laterais de móveis, como armários, por exemplo.

 

Coloque subdivisões nos seus armários e gavetas

Instalar subdivisões nos armários e gavetas além de deixar o espaço mais organizado, também faz com que caibam mais coisas.

Essas subdivisões podem ser com plástico, folha de MDF, metal e entre outros materiais.

 

Tenha somente o necessário em sua cozinha

Guarde em sua cozinha somente aquilo que precisa e usa com frequência.

Se tiver muita coisa que não utiliza há muito tempo e nem tem perspectiva de quando vai usar novamente, p ideal é desapegar, seja com uma doação ou venda de bazar.

 

Mantenha a funcionalidade em sua cozinha

O ideal é manter sempre próximo ao fogão coisas que você precisa para cozinhar como panelas e talheres maiores.

Deixe o espaço livre para transitar facilmente sem obstruções.

Mesas dobráveis, no estilo bancada, são ótimas opções funcionais que não obstruem espaços pequenos. Isso porque, podem ser dobradas após o uso.

Agora que você já sabe como diversas formas de como organizar uma cozinha pequena, vale ressaltar que além da organização, a limpeza constante da cozinha, que é um local que se suja facilmente, ajuda a manter a praticidade da cozinha e dos elementos que a compõe.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *